Sabotagem de rastreadores: como evitar
As empresas de rastreamento/gerenciamento de risco estão trabalhando para minimizar o impacto de sabotagens de rastreadores, afinal, simultaneamente, em que pessoas do bem trabalham para aumentar a segurança, existem outras pessoas que trabalham para aumentar o roubo de cargas.
O primeiro item de sabotagem é no sensor da porta da cabine. Há diversas maneiras e um exemplo é a sabotagem utilizando tampinha de creme dental que, por incrível que parece, acontece. Infelizmente, há muitos casos em que o próprio motorista faz essa sabotagem para poder abrir a porta do caminhão sem precisar do comando de abertura de porta enviado pela gerenciadora. Porém, isso pode causar bloqueio na sirene, facilitando o trabalho dos assaltantes.
É recomendável que haja uma conversa com os seus motoristas para entender o lado deles e suas necessidades, assim, será possível melhorar alguns pontos do PGR – Plano de Gerenciamento de Risco e evitar esse tipo de situação.
Ponto de atenção: a trava da porta do baú. Alguns processos acabam desparafusando e invertendo a trava que não estará mais fixada, ou seja, ela não vai travar embaixo, então, a porta ficará aberta e suscetível à sabotagem.
O sensor da porta de baú também deve ter atenção redobrada, assim como o sensor de desengate e a sirene que, se tiver apenas um fio desconectado, não vai tocar.
Então, o que fazer para minimizar riscos? Checklist é uma excelente opção, preferencialmente in loco. Há casos em que o ladrão arma situações para levar a carga e o motorista não sabe que houve a sabotagem.
Antigamente os caminhões não eram tão eletrônicos como os atuais e muitos desses caminhões estão rodando em todo nosso país, por isso, o checklist pode fazer toda a diferença entre uma sabotagem ou não. Com caminhões modernos, os meliantes também precisar estar atentos às mudanças de bloqueios, sensores, sirenes para conseguirem roubar carga e caminhão.
Por fim, nunca é demais conferir, pedir para seu ,mecânico conferir, seu motorista observar e na dúvida, faça uma nova conferência e checklist. Isso evitará problemas durante a viagem, evitando atrasos na estrega e aumentando a segurança do caminhoneiro.