Quais os principais tipos de logística reversa no Brasil?
A logística reversa é uma solução eficiente para os problemas de acúmulo de resíduos no Brasil. Embora ainda tenha muitos desafios a serem superados, para as empresas que geram resíduos, o fluxo reverso não só significa ganhos econômicos, mas também pode evitar os passivos ambientais.
Uma das grandes vantagens da logística reversa é que ela possibilita a reciclagem dos materiais, diminuindo os custos com a compra de nova matéria-prima. Além disso, diminui o acúmulo de resíduos e a degradação ambiental, dando vida nova a esses produtos pós consumo, que podem ser reinseridos no ciclo produtivo.
Para a imagem da empresa também é muito benéfico aderir à logística reversa. Sinaliza que é um compromisso da organização fabricar produtos com responsabilidade ambiental. Isso faz com que consumidores deem preferência a essa empresa, pois o público está cada vez mais vigilante quanto às organizações que atuam de forma consciente em relação ao meio ambiente.
Conhecer os principais tipos de logística reversa no Brasil pode ser o caminho para que a empresa lucre com o sistema, crie um diferencial e se destaque no mercado.
Logística reversa pós-consumo
A logística pós-consumo é o sistema mais empregado pelas empresas. Este canal de distribuição da logística reversa consiste no retorno de produtos já consumidos ou vencidos para o fabricante.
Esse modelo é bastante aplicado no retorno de embalagem descartável, já que o sistema prioriza a reciclagem dos seus materiais.
Utilizando esse canal reverso as empresas garantem que os resíduos tenham a destinação correta, evitando assim a poluição ambiental e os danos causados à saúde do homem. Além disso, a empresa economiza com a extração de recursos naturais.
Um bom exemplo de logística reversa pós-consumo é a de pneus. Os pneus inservíveis são coletados e enviados para reaproveitamento em outros processos, como na fabricação de asfalto.
Logística reversa pós-venda
A logística reversa pós-venda está relacionado à devolução de produtos que não atenderam às expectativas dos clientes (como defeitos, pedido incorreto, arrependimento da compra, entre outros).
Para o canal reverso de pós-venda a empresa recupera o produto fazendo o seu recolhimento. O produto recolhido é reaproveitado em uma nova venda, por exemplo.
Reuso
Há um novo tipo de canal de logística reversa muito praticada no Brasil, no qual a empresa consegue lucrar com a venda do resíduo. Esse canal utiliza-se de leilões de resíduos.
Materiais descartados como livros, móveis, equipamentos eletrônicos, até mesmo carros são leiloados pelos fabricantes, evitando assim o descarte incorreto dos resíduos.