O que é a Pronta Resposta?

O que é, quando acionar, onde atua? São muitas perguntas sobre o trabalho das equipes de Pronta Resposta e Escolta no Brasil e vamos esclarecer aqui todas essas informações.

A Pronta Resposta é um serviço especializado de busca de veículos e carga, quando o veículo tem registro de sinistro, ou seja, suspeita de roubo ou roubo confirmado.

Esses agentes de Pronta Resposta trabalham armados, pois possuem conhecimento de campo sobre desova de caminhões e desmanche, para que seja possível localizar e preservar o veículo, a carga e o principal, localizar o motorista, o caminhoneiro, afinal, o mais importante é, sempre, garantir a integridade da vida humana.

O trabalho começa quando o sistema/software da Gerenciadora de Risco, identifica um sinal suspeito como alertas, perda de sinal ou violações. Neste momento, a equipe da Central Operacional de Monitoramento inicia as tratativas, enviando comandos, mensagens ao rastreador, contato com o motorista e, não tendo êxito, o andamento desta tratativa segue para uma equipe especializada, a Central de Suporte Operacional, que atua exclusivamente em casos de suspeita de sinistro e sinistros (roubos) confirmados.

Essa equipe da Central é formada por um conjunto de colaboradores que detém bastante conhecimento sobre roubo de cargas, sobre atuação, modus operandi de quadrilhas e sinistros (roubos e acidentes de trânsito envolvendo caminhões). É esse time que faz os acionamentos de polícia e pronta resposta e acompanha todo esse processo após o acionamento da Pronta Resposta.

Dando sequência aos procedimentos, essa equipe especializada aciona as autoridades policiais e também, percebendo a necessidade junto do contato com o cliente, a equipe de Pronta Resposta é acionada, para fazer buscas e elucidar a ocorrência.

É importante salientes que o trabalho da Pronta Resposta é solicitado para preservação de carga, veículo e motorista, carga em risco de saque, envolvida em acidente, ou até mesmo o acompanhamento do condutor e da carga em um determinado trajeto, porque o percurso representa um risco elevado.

Os agentes de Pronta Resposta normalmente são munidos de equipamentos que auxiliam na localização do veículo, que é o detector de Joana, o Jammer. Trata-se de um equipamento de radiofrequência que inibe sinais. Os meliantes utilizam desse material para inibir todo o sinal do rastreador e toda a comunicação celular do motorista, dificultando assim de localização do caminhão. Por isso, mais uma vez, a importância do trabalho dessas equipes especializadas em buscas e paramentadas para a execução da ação.

Escolta – quando acionar?

Quando o valor da carga extrapola o limite da apólice ou quando há necessidade de deslocar uma carga do ponto A ao ponto B em uma região de alto risco, com índice de assalto/roubo já identificado pelas autoridades policiais e Gerenciadora de Risco, o serviço de Escolta é acionado. 

Qual a diferença de Escolta e Pronta Resposta?

A Pronta Resposta é acionada para auxiliar a elucidar uma situação, uma ocorrência, preservação de patrimônio (carga e/ou caminhão) e a vida humana ou auxiliar na busca pelos mesmos.

Já a Escolta é direcionada quando na Apólice de Seguro e no PGR, Plano de Gerenciamento de Risco, consta a necessidade de apoio tático e técnico no transporte da carga, para que a viagem ocorra com segurança.

Quem aciona a Pronta Resposta?

Você transportador, você embarcador, não precisa se preocupar em receber uma ligação de madrugada para acionar a Pronta Resposta. A Gerenciadora de Risco, que trabalha 24h por dia com monitoramento de carga, 365 dias por ano com equipes altamente profissionais, saberão o momento certo de contar com esses profissionais paramentados de equipamentos exclusivos para auxiliar na ocorrência. Para se ter uma ideia nós, da AngelLira, temos o maior índice de recuperação de cargas do Brasil, 92%. Isso deve-se à dedicação da equipe, ao trabalho profissional da Central de Monitoramento e Central de Suporte Operacional, além de grandes investimentos em Inteligência Artificial do software Liraverso AngelLira, apoio e suporte das equipes e escolta e pronta resposta e claro, um trabalho em conjunto entre AngelLira, Seguradora, Corretor, Embarcador e Transportador, avaliando cada carga, trajeto e riscos do transporte.