Nível de serviço logístico: por que o software faz diferença
Você sabe onde está seu motorista? Onde está a carga? Se houve alguma eventualidade na viagem e se o seu cliente está recebendo a mercadoria no horário combinado? Onde você visualiza todas essas informações hoje ou não encontra?
Logística não é simplesmente armazenar a carga ou fazer o transporte do ponto A ao ponto B.
Hoje, para organizar a logística de cada caminhão, de cada carga e para ser mais específico, de cada mercadoria, é fundamental a informação minuciosa de cada etapa da operação: da coleta à entrega e essa informação precisa ser em tempo real.
Logística: como prever problemas na entrega
Para conquistar nível de excelência ou, pelo menos, resultados satisfatórios em suas operações logísticas, é fundamental olhar, o tempo inteiro, para a informação que chega em tempo real, para prever, por exemplo, atraso na entrega.
Mas como isso acontece? Um bom exemplo é visualizar no sistema um veículo parado. Quando sua operação tem essa informação, já informa o cliente que devido a uma queda de barreira, por exemplo, o veículo precisou fazer um desvio de rota e deve atrasar 1hora.
Recebendo esta informação o cliente fica satisfeito, conseguindo também reorganizar descarregamentos e docas disponíveis. É uma sucessão de acontecimentos devido a uma pequena informação de desvio de rota.
Indicadores da Logística
Olhando para indicadores do dia a dia, o gestor de logística compreende onde pode aumentar a produtividade ou reduzir custos operacionais, com rotas mais produtivas e caminhões ocupados em sua totalidade. Entre outros, os principais indicadores são:
– previsão de carregamento;
– início de carregamento;
– previsão de término do carregamento;
– transit time (tempo em trânsito, paradas para abastecimento, refeição e descanso);
– chegada no cliente;
– tempo de descarga;
– finalização efetiva da viagem.
Qual o melhor sistema para Logística?
A pergunta é: quantos sistemas hoje você precisa olhar para cruzar essas informações de programação de viagem? A demanda chega de vários pontos e várias formas, com o embarcador X, o embarcador Y e tudo precisa ser registrado em um único sistema, para cruzar carregamentos, datas, horários e roteiro. Para isso, é necessário ter um software que possibilite criar esse funil, otimizando o veículo mais próximo ou o veículo que está descarregando.
Após a programação, começam os processos de transporte, ou seja, a criação de viagem para alocar o melhor veículo na melhor carga, garantindo produtividade. Alocando o veículo, passa-se a ter uma viagem e a partir deste momento é necessário contabilizar os tempos acima mencionados.
Tendo essa visão ampla do processo, será possível medir onde embarcador e transportador precisam melhorar tempos, carregamentos e rotas, cumprindo as janelas com níveis de serviço de excelência.
Mas, se você acha que chegar ao destino é importante, no tempo estimado, atendendo o cliente de forma adequada é suficiente, está enganado.
O monitoramento só deve terminar quando o veículo for liberado, isso porque o caminhão pode ficar parado um dia inteiro, dois dias, em um estacionamento, aguardando para descarregamento e isso não pode acontecer. Se o seu monitoramento da frota for em tempo real, é possível identificar o veículo parado e agilizar o descarregamento para liberação, afinal, caminhão parado gera prejuízos.
Para ter então todas as informações em mãos, a AngelLira desenvolveu o Liraverso, um universo de soluções que integra, em um único ambiente sistêmico, as informações da logística. Um software de fácil manuseio e intuitivo para o trabalho operacional do dia a dia.
Sempre há pontos de melhoria? A resposta é, sim!
Por isso, é fundamental ter uma equipe especialista em logística, que conheça de fato sua operação, seus clientes, ter ideia da logística, das estradas e da geografia do Brasil e claro, contar com um software que integre todas as informações em tempo real.
Aplicativo na Logística
Comprovar para o cliente que a entrega foi realizada com sucesso é outra missão da logística. Essa comprovação, hoje, ficou mais prática, com a facilidade dos aplicativos.
A AngelLira, por exemplo, dispõe do app Copiloto, onde o motorista registra todas as informações da entrega, inclusive com foto do canhoto da nota fiscal, devoluções e se acontecer, avarias da mercadoria. É um aplicativo totalmente intuitivo e de fácil manuseio para o motorista. As informações da mercadoria são registradas do aplicativo Copiloto AngelLira e chegam, via software, até a equipe de logística, na central de operações, administrando os acontecimentos e registrando as informações, tomando ações imediatas, quando necessário.
A transportadora se sente segura ao ter em mãos todas essas informações e o cliente (embarcador), se sente seguro e satisfeito por saber que a entrega foi realizada com sucesso, no horário programado.
Então, desde o planejamento, a programação, o carregamento, o trânsito, a descarga e a comprovação de entrega são pontos essenciais para conquistar nível de serviço de alto padrão, resultando em uma logística produtiva e assertiva.