Melhore a média do seu caminhão e reduza custos
Direção eficiente, além de trazer a redução de combustível, auxilia na prevenção de acidentes. Comece tendo uma visão ampla, no retrovisor, o ideal é pegar o mínimo possível de visão da carreta e o máximo da visão externa e mantenha o retrovisor mais longe para ampliar seu campo de visão.
Outra orientação é não deixar objetos no painel para não haver reflexo. Contrate motoristas e forme equipe, proporcionando conhecimento, treinamento de direção econômica e defensiva. Assim, é possível economizar no desgaste dos pneus, freio, consumo de diesel, entre outros itens do caminhão.
Ao ligar a chave do caminhão, indicamos esperar de 10 a 20 segundos e só então começar a acelerar, de forma gradativa, para atingir em torno de 1000 RPM, assim, os compartimentos de ar serão preenchidos. Em relação ao óleo do motor, não complete com óleo, sempre deixe um pouco menos. Tome cuidado também com o filtro do ar, ao parar para lavá-lo, observe se a água não está sendo jogada direto no filtro do ar, pois ao molhar o filtro, ele ficará menos eficiente.
Para gerar economia, é importante que você faça o checklist de documentos, especialmente CNH, Nota Fiscal da Carga e demais da carga, evitando custos extras com deslocamentos.
Fique de olho no carregamento e se a carga está sendo bem acondicionada, sem riscos de pender os deslizar. Para as marchas trocarem gradativamente, a aceleração deve ser suave. O ideal é olhar para frente com antecedência, ter uma base de proximidade e já deixar o caminhão diminuir até parar onde precisa.
Não deixar o ar ligado quando o caminhão estiver parado ou em marcha lenta, evitará 30% de custos extras.
O pneu é um item importantíssimo e precisa de atenção especial, pois é fundamental no controle de média, então, o indicado é não deixá-lo muito cheio para não danificar muito rápido, por conta do desgaste no centro, porém, se ele estiver muito vazio, irá danificar as extremidades e o consumo aumentará. O ideal é 120 libras e fazer a medição com o pneu frio.
É preciso saber diferenciar Torque e Potência. Torque é a força que o caminhão faz para levar a carga, e, potência, é a velocidade, uma mistura de força e distância dividido pelo tempo.
Caminhão não é só um pontinho vermelho no mapa, precisa de cuidados. O veículo não faz média e muito menos o motorista, que deve ser parte da equipe e precisa saber de todas as informações e continuar estudando e evoluindo, afinal, caminhões mudam a cada nova versão. É preciso passar todas essas informações ao seu condutor, assim, será possível garantir uma média boa e uma direção eficiente.