Maio Amarelo: última chamada para conscientização do NÃO uso do celular em direção
O número assusta: 83 mortes por dia no trânsito brasileiro: mais de 30 mil por ano. Pode ser seu vizinho, um amigo ou um parente.
A rotina nos exige ficar conectados ao celular o tempo inteiro, seja para atender alguma emergência no trabalho ou em casa. No entanto, essa prática representa um perigo constante e significativo.
Apesar das campanhas educativas como esta, que ocorre em maio, Maio Amarelo, e das leis que proíbem o uso do celular enquanto se dirige, a tentação de verificar mensagens, fazer chamadas ou navegar na internet é irresistível para muitos condutores. O tempo necessário para ler ou enviar uma mensagem pode ser suficiente para desviar a atenção do motorista da estrada por segundos preciosos, resultando em sérias consequências
A segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada por todos os usuários das vias e o uso do celular ao dirigir é uma violação dessa responsabilidade. É essencial que os condutores compreendam que a escolha de atender uma ligação ou responder a uma mensagem enquanto estão ao volante não afeta apenas suas próprias vidas, mas também a de outros usuários da estrada, pedestres e ciclistas.
Como reverter essa realidade?
1 – Conscientize-se: deixei o celular no porta luvas para evitar tentações ao ouvir o celular tocar;
2 – Seja o exemplo: se você tiver seus filhos ou demais crianças no seu carro, dê o exemplo – não use o celular enquanto dirige, pois as crianças seguem o exemplo dos adultos, especialmente de seus pais e parentes próximos;
3 – Evite multas: muitas cidades já executam multas por meio de câmeras de trânsito e você pode receber a qualquer momento esse boleto indesejável por um descuido de usar o celular enquanto dirige.
Somente com o compromisso de todos nós é que poderemos reduzir significativamente os acidentes relacionados ao uso do celular ao volante e tornar nossas estradas mais seguras para todos.