Jornada do Motorista, como monitorar?

Antes de abordarmos esse tema “Como Monitorar”, precisamos alertar da importância da conscientização sobre fazer esse controle de jornada do seu condutor, para evitar problemas trabalhistas futuros. Após tomar ciência dessa necessidade, vamos ao passo II: como fazer esse procedimento em sua transportadora.

Comece pelo começo, ou seja, com o que tiver disponível: as marcações pelo rastreador, por exemplo. Converse com sua equipe de condutores e estabeleça o básico, como início de jornada, paradas e fim de jornada diária (descanso). As poucos, avance nesse controle, com o completo entendimento da Lei do Motorista, 13.103 ou contrate uma empresa especializada, que possa fazer esta assessoria para sua empresa. Entenda o que diz a Lei, as regras e então, aplique a necessidade dessas marcações junto ao seu RH e seus motoristas. Esses registros servem como prova em uma possível demanda trabalhista, de que a jornada de sua equipe está sendo realizada de forma controlada.

Quando falamos de monitoramento de jornada do motorista, estamos falando de um software que irá capturar informações transmitidas pelo motorista, então, fique atento se o sistema está adaptado às legalidades da Lei 13.103.

Na hora de contratar o software de jornada do motorista, aconselhamos chamar seu setor de Recursos Humanos e até mesmo um advogado, afinal, eles saberão lhe orientar sobre o tema. Este é um caminho normal no ato da contratação, portanto, fique atento e desconfie de preços muito abaixo do mercado. O barato nem sempre irá atender as necessidades específicas de sua operação logística.

Jornada e as novas tecnologias

Pesquise! Conheça as novidades que as empresas brasileiras estão lançando para facilitar o trabalho de suas equipes externas (motoristas) e também sua equipe interna (RH).

A AngelLira, por exemplo, dispõe do super aplicativo Copiloto, que agora está ainda mais moderno, prático e intuitivo para o motorista usar no dia a dia, fazendo essas marcações de forma simples e rápida. Se o motorista estiver fora de área, poderá mesmo assim fazer os registros e após se conectar à internet, todas as informações serão embarcadas na folha ponto online.

O super app Copiloto – Segunda Geração, acaba de ser lançado na Fenatran – Feira realizada no início deste mês de novembro, em São Paulo. Uma opção para você transportador conhecer e que, inclusive, dispõe de internet custeada pela AngelLira.

Lembre-se: em período de LGPD e segurança da informação, contrate um sistema seguro, pois esses dados, essas marcações, serão essenciais para você, gestor, comprovar uma demanda trabalhista, evitando grandes perdas financeiras.