Implantação bem feita é a base de todo software
Além de investir em um bom software para o dia a dia de sua operação, evite dor de cabeça na implantação, afinal, o software somente funcionará bem se você e sua equipe estiverem 100% dedicados a entender o funcionamento dele.
Então, busque informações sobre os modelos de implantação. Aliás, implantação remota e implantação in loco – você sabe qual é a diferença? Quando você contrata uma gerenciadora de risco ou um software você contrata um serviço de alta disponibilidade que vai controlar e impactar o seu dia a dia e suas operações.
A implantação remota é aquela feita por vídeochamada (geralmente) e está sendo bastante usada desde o início da pandemia, evitando o deslocamento e o contato físico das pessoas (operadores).
Para iniciar e conduzir um projeto, você precisa saber se essa empresa que está contratando possui uma equipe qualificada para implantar. A implantação é o momento mais importante e deve ser valorizada. Sem sombra de dúvidas a melhor implantação é in loco, porque trará pessoas da sua gerenciadora de risco para conhecer sua operação que irão sentar ao lado da sua operação logística para entender e ver os seus procedimentos, além de realizarem as configurações iniciais e necessárias ao dia a dia, gerando o menor impacto possível. Na implantação in loco há também outro grande ponto positivo que é a proximidade e o entendimento dos motoristas, ouvindo e interagindo.
Exija atendimento de excelência, você é cliente, merece e tem direito de ser bem atendido. Se conseguir custear, traga a implantação local, mas a implantação remota também funciona desde que a empresa contratada tenha procedimentos para isso. Então, busque informações e fique de olho.
A Implantação remota funciona e é mais indicado para empresas menores. Não economize na implantação. Se você está implantando gerenciamento de risco e não definiu as rotas, será uma implantação mal feita que causará alertas excessivos, aumento de custo, muitas mensagens para o motorista, bloqueios e alertas de velocidades. Sempre compare com os serviços da sua antiga gerenciadora e, caso seja a sua primeira, lembre-se que cliente é rei. Se você migrou de uma para outra, faça uma análise dos resultados, se diminuiu ou aumentou o roubo de carga. É possível fazer uma boa implantação In Loco em menos de 60 dias, com uma boa equipe de implantação analisando os resultados. Foque em executar esta etapa fundamental com excelência e evite diversos problemas.