Gestor do Transporte: sua logística pode estar comprometida por causa disso

Sua_logística_pode_estar_comprometida_por_causa_disso

O que você precisa ter na sua logística para mensurar resultados, evitar erros, retrabalho e aumentar a produtividade da equipe e da frota? Parece ser o simples, do dia a dia, mas acredite, muitos transportadores e embarcadores acabam deixando de lado essas tarefas, o que interfere diretamente nos resultados financeiros da empresa.   

Para auxiliar você, gestor de frota, junto aos nossos especialistas em logística, elencamos importantes itens a serem resolvidos de forma imediata ou, pelo menos, a curto prazo e então verá diferença real em sua operação.

Integração de dados: seu processo de averbação é manual? Seus processos ficais estão sendo feitos de forma manual? Falta a integração dos sistemas usados por diversos setores, a exemplo: comercial vendeu, se comprometeu a entregar a carga em data X e sua operação não foi informada com antecedência para dispor do melhor caminhão para aquela rota, para aquela quantidade de cubagem e a correria é garantida de última hora? Se você se identificou com estes problemas, atenção!  A integração de dados evita retrabalho, reduz os riscos com digitações manuais, formando um grande banco de dados para sua avaliação e a tomada de decisão.  

Segundo item: ter uma janela de descarga. Você está recebendo caminhões para carregar e descarregar sem controle? Aqui fica também um grande alerta, porque quando você tem janelas de descarga, você também pode trabalhar com menos estoque. Se você tem um bom software já prevendo quantos caminhões estão chegando, você vai criando as janelas de descarga: das 9h às 11h, das 11h15 ao meio dia, etc, evitando, inclusive, de pagar diárias sem necessidade e deixar motoristas por horas ou dias, esperando.  Isso é logística de gente grande.

Terceiro item: doca niveladora. Quando estaciona o caminhão, a doca atende à necessidade do caminhão? É mais alta, é mais baixa ou você tem uma prancha disponível naquele exato momento para compensar o desnível? Quando sua empresa não tem esse procedimento organizado, atrasos vão ocorrer. Resultado: correria para ajustar de última hora esse desnível, motorista esperando, diárias sendo pagas e lucros que se vão sem perceber.

Quarto item: planejamento de descarga/espaço. No momento em que você descarregou, vai deixar sua carga onde? Se você receber um caminhão de 15 pallets, você tem espaço preparado para tirar aquela carga para posterior conferência e só então, armazená-la devidamente ou se você é distribuidor, precisa programar os espaços previamente, pois se tem uma carga mista,  precisa organizar os espaços para os conferentes e localização rápida para posterior carregamento. Então, o quarto problema da logística é você não ter o stage, o espaço ideal pré-programado, pensando já no próximo carregamento deste material que está chegando.

Quinto item: proteção para descarga. O caminhão chega com açúcar, farinha ou demais produtos perecíveis e você não tem a cobertura ideal para descarga, fica o alerta. São detalhes que muitas vezes fazem a diferença na manutenção do bom andamento da programação realizada, evitando atrasos ou comprometendo a qualidade da carga. Muitos locais até tem uma estrutura em cima, mas as laterais não estão preparadas para chuva e vento. Dê atenção também a este item.

Tudo isso conta em tempo, eficiência, entregas no horário combinado, liberação do motorista, diárias e custos operacionais. São pequenos detalhes que fazem a diferença: menos tempo, menos custo, mais eficiência na logística.

Seguindo nossos itens, chegamos à visibilidade operacional para a equipe de expedição.  A equipe precisa ser informada que aquele caminhão está chegando, seja com frutas, carne, um veículo carregado de eletrônicos, toalhas, roupas, etc. Precisa ser feito um processo automatizado de entrada no estoque, com localização exata de armazenamento para que seja, posteriormente, localizado e embarcado novamente para venda final.

Imagine precisar de dez caixas de shampoo, cinco caixas de toalhas brancas, 19 caixas de amaciante e assim por diante. Tudo precisa estar organizado, com a contagem correta do estoque, para evitar vender o que não se tem ou, vender e não conseguir entregar em tempo hábil solicitado pela equipe comercial. 

Cada um desses itens resulta em tempo, dinheiro e interfere positiva ou negativamente nos resultados de sua operação. Se você achou que essas dicas são muito básicas, muito simples, então, sugerimos que acompanhe diretamente o dia a dia dos veículos, horários de chegada, documentação, doca, cobertura, sistema integrado. Será que está tudo correndo na mais absoluta ordem? Será que alguns itens precisam de ajustes?  E se precisar de ajuda, converse com nossos especialistas.  Trabalhamos com logística há 22 anos, com clientes dos mais diferentes setores: frigorificado, medicamentos, combustível, eletrônicos e muto mais.

Preparamos também outro blog post importante para auxiliar você, na logística. Basta clicar no link a seguir