Gerenciamento de Risco no mundo real: o que você precisa saber

Sua gerenciadora entende o que é realmente um caminhão? Toma cuidado com os espelhos, baú, carreta Vanderleia, Bitrem ou segunda placa da carreta?

Essas coisas fazem parte do mundo do transporte e a gerenciadora precisa entender o mundo real do caminhão. Esse entendimento é indispensável.

No Plano de Gerenciamento de Risco (PGR), normalmente a gerenciadora toma conta do que entende por riscos, porém, transportador e embarcador não podem olhar apenas para a segurança. Atualmente, no mesmo PGR, já podemos conectar a logística e saber qual é o tempo de parada em cada lugar, previsão de saída, tudo na mesma viagem, dispensando um retrabalho. É necessário dar atenção ao Plano de Gerenciamento Logístico (PGL) e Plano de Gerenciamento do Motorista (PGM). Há uns anos, surgiu a Lei do Motorista, que é a Lei da jornada, ou seja, o PGM precisa ter harmonia com os demais para atingir um nível de excelência na operação.

Todas essas informações devem estar integradas a um mesmo software para monitorar o motorista e auxiliar o condutor com feedbacks essenciais. Sua gerenciadora de risco precisa ter integração de dados para fazer a gestão das informações de forma correta, com todos os indicadores em tempo real, para a tomada de decisões assertivas, quando necessário. Tudo é cadastrado e configurado no sistema, proporcionando a facilidade para transportador e embarcador.

É importante também falar para a sua gerenciadora como está o status dos seus indicadores e cobrar frequentemente o retorno de melhoria contínua na operação, seja em indicadores de segurança, como roubos, assaltos e demais que envolvam o dia a dia de cada veículo. Lembre-se sempre da importância do PGR, PGL E PGM. Eles precisam seguir em harmonia com o sistema para lhe dar todas as informações necessárias, de maneira simples. Tenha um pacote fixo de comunicação para evitar dor de cabeça e a sua gerenciadora de risco não ficar refém da falta de contato com o condutor.

Fique atento, fique de olho. Acompanhe sua operação em tempo real e contrate uma Gerenciadora para monitorar seus caminhões que tenha realmente experiência no mercado, seja confiável e tenha boas indicações de seus parceiros para resguardar seu patrimônio e cuidar da vida dos seus condutores.