Exame toxicológico: prazos e multas

Após a publicação no Diário Oficial da União em 26 de janeiro de 2024, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) anunciou a prorrogação do prazo para a realização do exame toxicológico periódico.
O objetivo foi oferecer um prazo maior para regularização e atualização dos exames a todos os condutores das categorias C, D e E, evitando multas.
Pela norma divulgada em janeiro, condutores das categorias C, D e E teriam até 31 de março para realizar o exame com validade da CNH entre janeiro e junho deste ano. Já os condutores com validade da CNH entre julho e dezembro de 2024, tem prazo até hoje, 30 de abril, para estar em dia com esta exigência.
A não realização do exame toxicológico é considerada infração gravíssima, pelo Código de Trânsito Brasileiro, com multa prevista de R$1.467,35 e sete pontos na carteira de habilitação.
Vale então ressaltar que, se nada mudar, nos próximos dias, você motorista, já pode ser multado. Procure um laboratório credenciado que faça este exame para você pois ainda leva algumas horas para ter o resultado em mãos.