Evite prejuízos com um bom Gerenciamento de Risco
Atualmente o caminhão em movimento é uma informação, como um dado no sistema, um pontinho vermelho que representa o caminhão sendo acompanhado no mapa localizador, pelo gerenciador de risco, ou seja, todo o trabalho depende da tecnologia – rastreador.
As viagens demandam inúmeras particularidades e é necessário construir um sistema conectado para fazer o gerenciamento de risco e monitoramento sem cometer erros para evitar dor de cabeça como roubos, falhas e demais prejuízos. Tudo começa por sua gerenciadora, que precisa estar informada da necessidade de incluir um novo veículo na operação. Então, o primeiro passo é fazer a solicitação de monitoramento para iniciar o processo e o caminhão poder ser visualizado no mapa e na tela. Se todas as permissões forem aceitas, o segundo passo é entrar em contato com o motorista para reforçar a importância de posicionar o sinal e manter a conexão para garantir segurança. O terceiro passo é fazer o checklist. Confira a trava de baú, sensor de porta, sirene, grade de janela e demais itens que constam e de fundamental importância para manutenção preventiva do caminhão. Se algo não estiver certo, a gerenciadora de risco informará ao motorista e ao transportador.
O gerenciamento de risco também precisa embarcar as macros de acordo com cada viagem. Elas possuem um conjunto de regras de parada, abastecimento e horários de tráfego.
Não esqueça de ativar o perfil de segurança para quando o motorista abrir a porta, informar a macro de parada, evitando tocar a sirene. Claro que, esse nível de segurança depende muito da cidade e carga do caminhão, podendo mudar de uma área para outra, mesmo sendo a mesma carga, afinal, há lugares mais tranquilos e outros que demandam mais atenção.
Certifique-se de que a sua gerenciadora está garantindo um sistema forte e amplamente configurado para fazer as viagens com segurança. Esse conjunto de procedimentos para cada viagem é extremamente importante e essencial para evitar roubos de caminhão, cargas e prejuízos enormes para sua empresa. Precisa estar tudo no sistema, conter as paradas programadas e liberações. Esses itens garantem segurança para a viagem e, assim que for finalizada, necessita de renovação no sistema. Faça a abertura de SM (solicitação de monitoramento), insira dados de destino, origem, data, carga e valor. Esses dados são de grande valia para conhecimento de frete no sistema de gerenciamento de transporte e planejamento de recursos empresariais. São inúmeros detalhes que fazem toda a diferença. Mantenha o motorista seguro com o caminhão, a carga e toda a sua empresa. Tenha uma boa gerenciadora de risco e lembre-se que o barato pode sair caro.