É possível evitar assalto a mão armada no caminhão?
É possível evitar perda de carga, caminhão e aumentar a segurança do motorista, seja em tentativa de roubo com o veículo parado ou em movimento. Se estiver parado em um posto autorizado, a gerenciadora de risco, provavelmente, terá bloqueado o veículo. Se você, motorista, sair para almoço e algum indivíduo se aproximar, a dica é ficar atento, pois há quadrilhas de roubo de carga especializadas com muita informação, que podem fingir ser uma pessoa legal para fazer perguntas, e, se isso ocorrer, o ideal é omitir e desconversar.
Caso esteja no caminhão e alguém bater, não abra, pois poderá ser surpreendido e rendido. O ideal é estacionar o mais próximo possível do posto, local onde há câmeras de monitoramento e luminosidade. São dicas simples, mas que podem eliminar a tentativa de roubo de carga e evitar uma grande dor de cabeça.
Se houver uma tentativa de roubo, antes de qualquer coisa, pressione o botão de pânico para que sua gerenciadora possa avisar a polícia, enviar Pronta Resposta mais próxima e realizar demais procedimentos. Esse conjunto de segurança e regras que alertam situações de roubo, poderão salvar a vida do caminhoneiro, a carga e o caminhão.
Um assalto em movimento é um pouco menos provável de acontecer, mas não é impossível. Por exemplo, pode acontecer de um carro ao lado se aproximar e falar que o seu caminhão está pegando fogo ou com algum problema visível na parte traseira, assim, normalmente, a primeira reação seria parar o caminhão e é neste momento que o assalto acontece.
Então, se isso acontecer, o ideal é ir até um posto policial próximo ou posto de combustível. Caso esse carro continue passando ao seu lado e apontando uma arma, ameaçando de alguma forma, imediatamente pressione o botão de emergência para que sua gerenciadora de risco tome as devidas providências. Se, infelizmente, o assalto ocorrer, tente prestar atenção em cada detalhe, seja cor dos olhos, cabelo ou roupa que possa ajudar na identificação do meliante.