E a saúde do seu motorista, como vai?
Você, gestor, conhece cada um de seus motoristas? Acompanha e sabe quais são os problemas que ele sofre no dia-a-dia? O básico faz toda a diferença para médio e longo prazo, começando pela alimentação, que é a base de tudo.
Somos o que comemos! Com certeza você já ouviu essa frase de algum profissional da saúde. Então, ajudar o seu motorista é fundamental, porque a rotina de trabalho é puxada e muitas vezes exaustiva, ou seja, trabalhar 12, 15 horas e se encher de carboidratos não é o ideal.
Primeiro passo: pense na rotina de seu condutor e na jornada de cada viagem, onde ele fará a parada de almoço, se tem restaurante ou se terá tempo suficiente para preparar a refeição do meio dia e tenha um plano de orientação para evitar exageros, pois excesso de comida pode causar sonolência.
Oriente para evitar alimentos industrializados – bolacha recheada, cookies, salgadinhos, sorvete e demais alimentos, com corante e gosto artificial, fazendo a substituição por água e frutas diversas.
Acompanhe a saúde de seu motorista e crie campanhas de incentivo para fazer exames anuais. Sabemos que é quase impossível comer todos os nutrientes diariamente, porém, temos a possibilidade de manipular vitaminas na farmácia, como a vitamina C, que auxilia na imunidade, entre outras vitaminas importantes para nosso organismo.
E claro, o exercício, que é indispensável. Crie momentos de incentivo ao motorista para fazer alguma caminhada ao redor do posto, do caminhão, um local bem iluminado ao fim do dia, ou logo pela manhã…no tempo livre, qualquer minuto fazendo algum exercício já ajuda na manutenção do organismo, que nada mais é do que uma máquina, que precisa estar em movimento para não apresentar problemas.
Crie uma rotina. Se o seu sono não vai bem, nada funciona bem no seu metabolismo e corpo, pois o estresse aumenta. Quanto ao uso de drogas para permanecer acordado, ajude seu motorista a ter uma viagem com tranquilidade, sem excessos e mostrar que isso só vai prejudica-lo a longo prazo e esse prazo, um dia chega.
Para facilitar a vida do motorista e o contato com o médico, hoje podemos contar com a Telemedicina. Com ela, é possível conversar com o médico e ter uma dieta preparada especialmente para o paciente. É uma maneira simples, fácil e prática. É possível realizar a consulta parado em um posto de gasolina, pois a telemedicina está 24h à disposição, online. O Televida Telemedicina é um exemplo. Dispõe de médicos online 24h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, dia e noite. Para saber mais acesse www.televida.med.br
Por isso, você, gestor, ajude seu motorista a cuidar da saúde e assim você terá uma equipe feliz e saudável na estrada, cuidado da carga e do caminhão.