Conheça sistemas específicos para otimizar o transporte de cargas excedentes
O transporte de cargas excedentes pode ser considerado um dos serviços mais complexos dentro da logística. E não é para menos.
Quando a operação envolve um grande e delicado volume de carga indivisível, os desafios para realizar o transporte em segurança estão presentes em praticamente todas as etapas do processo, exigindo do motorista muita habilidade e conhecimento e, também, uma gestão estratégica para otimizar o transporte de ponta a ponta.
Os desafios do transporte de cargas excedentes já começam pelo nome. O fato de serem indivisíveis não permite que sejam separadas em veículos para facilitar a locomoção.
Para que isso aconteça, o veículo de transporte deve ter características especiais, como pranchas rebaixadas, linhas de eixos e vigas ou gôndolas, cavalos mecânicos especiais e de grande potência para fazer o reboque dos equipamentos que serão transportados.
Mas se engana quem pensa que para realizar o transporte de cargas excedentes basta ter um caminhão específico e um motorista habilitado. Esse tipo de operação também exige que a legislação seja seguida com as licenças devidamente aptas para tráfego.
Veja a seguir a documentação necessária para realizar o transporte de cargas excedentes de forma legal.
O que é preciso considerar para o transportes de cargas excedentes
A primeira coisa a ser feita é se certificar que o caminhoneiro possui a Autorização Especial de Transporte (AET), já que esse é um documento obrigatório para quem irá realizar a entrega.
Para veículos especiais, essa autorização é válida por 90 dias, desde que a rota já esteja definida e que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tenha ciência do trajeto a ser percorrido.
Outra exigência é que, ao retornar para o local de origem, o caminhão esteja totalmente vazio, garantindo que a entrega foi realizada com sucesso.
Ainda seguindo as exigências da legislação para transportes de cargas excedentes, o veículo também deve cumprir algumas diretrizes, como:
- Comprimento total: 30 metros
- Largura total: 3,20 metros
- Altura total: 4,40 metros
- Peso bruto total combinado: 57 toneladas
É importante destacar que, para que o caminhão possa se locomover em segurança e evitar possíveis problemas em inspeções do DNIT durante a viagem, é fundamental que o veículo apresente uma estrutura e potência motora com força de tração necessária para tal, ou então, as chances de não concluir a viagem como o esperado são grandes.
Outro ponto para estar atento é em relação ao horário permitido para esse tipo de transporte, que pode ser feito do amanhecer ao pôr do sol, até mesmo em finais de semana e feriados.
Porém, para transitar durante o período noturno é preciso garantir que as pistas da rota tenham separação física entre elas e não exceda os limites da AET.
O papel do monitoramento em transportes de cargas excedentes
Já está claro que o transporte de cargas excedentes deve ser feito com cautela e merece atenção em todo o processo.
Sendo assim, é extremamente importante contar com um sistema de monitoramento e controle para garantir que a entrega seja realizada dentro dos parâmetros esperados e evitar situações de riscos, como roubos, acidentes e avarias.
Os riscos no transporte são uma realidade antiga e, ignorar a existência desse fato, principalmente com cargas indivisíveis, é sinônimo de alto custo para todos os envolvidos.
É aí que um bom plano de gerenciamento de riscos se apresenta indispensável junto com sistemas específicos para otimizar todo o processo de transporte de cargas excedentes.
Desta forma, separamos três ferramentas desenvolvidas pela AngelLira justamente para garantir que a entrega da carga seja feita em segurança e seguindo todas as especificações necessárias.
Confira:
Solução de Gerenciamento de Riscos no Transporte de Cargas
Essa solução é ideal para gerenciar e integrar o processo de planejar, organizar e conduzir cada operação de transporte com o objetivo de prevenir e mitigar roubos ou furtos de cargas.
Com o auxílio da tecnologia, todas as informações da viagem são captadas e enviadas automaticamente aos softwares AngelLira, que são responsáveis por garantir a segurança de toda a operação.
Além disso, a ferramenta oferece monitoramento 24 horas por dia garantindo a visibilidade em tempo real para tomada de decisões em casos de eventualidades na jornada.
Roteirizador
O Roteirizador AngelLira tem a inteligência artificial para criar rapidamente rotas para rodar menos, entregar mais, ocupar melhor a cubagem de veículos e reduzir custos operacionais.
Com isso, é possível realizar mais entregas com menos custos, otimizando a produtividade da frota, reduzindo até 15% da quilometragem rodada nas entregas.
Software para Gestão Logística Completa
O transporte de cargas excedentes exige profissionalismo em todo processo logístico, por isso, é fundamental ter o controle de ponta a ponta da cadeia para que a gestão seja feita de forma eficaz e que tudo saia como o esperado.
O sistema LiraLog permite a visualização de cada detalhe da operação para tomar decisões assertivas e gerenciar as entregas com excelência. Veja algumas das funcionalidades da ferramenta:
- Controle de velocidade;
- Monitoramento de tempos improdutivos;
- Controle de nível de serviço de entrega e gargalos;
- Monitoramento de “transit time”;
- Produtividade por placa;
- Revisão de atraso;
- Monitoramento de veículos em manutenção;
- Controle de km previsto x realizado.
Com cerca de 20 anos de experiência no segmento de tecnologias aplicadas ao monitoramento de frotas e gestão do transporte, a AngelLira é especializada no desenvolvimento de sistemas e prestação de serviços em Monitoramento de Risco, Logística e Jornada do Motorista e Equipes Externas, via rastreador e produtos mobile.
Para saber mais como otimizar o transporte de cargas excedentes com sistemas específicos fale com nossos especialistas e conheça as soluções da AngelLira para cargas excedentes.