Como é possível evitar acidentes de trânsito no transporte de cargas?
O número de acidentes de trânsito subiu consideravelmente em 2022, tendo 17% dos acidentes envolvendo caminhões. O dia a dia na estrada não é fácil. O Brasil possui um extenso território, o motorista fica exposto a riscos por longo período, além disso, há pressão pelo cumprimento de prazos, distância, estrada ruim, entre outros. Devido a esses desafios diários, os caminhoneiros são os trabalhadores que mais morrem no Brasil. Em 2020, por exemplo, 836 motoristas foram a óbito.
Muitos se perguntam: a culpa é sempre do motorista? É possível evitar acidentes? Precisamos entender que o motorista é parte da equipe. Ele precisa ser muito bem treinado, porém, há inúmeras questões que envolvem a situação, por exemplo: a decadência do asfalto, os pedágios com preços absurdos, fretes baixos e em muitos casos o motorista não é valorizado como deveria.
Geralmente, os acidentes não são cometidos pelos caminhoneiros. Você já ouviu alguém falando que o motorista está atrapalhando o trânsito?
Câmeras instaladas no caminhão podem auxiliar, mas não evitam o acidente. A dica é investir na peça chave e fundamental de tudo, que neste caso, é o motorista. É preciso trabalhar no engajamento, ou seja, treinamento e, garanta que ele tenha um bom descanso, afinal, precisa dormir e estar bem para seguir os trechos.
É preciso de logística adequada, checklist do veículo e isso inclui pneus, limpador do para-brisa, faróis e freios.
Torne realidade, se possível, os motoristas terem acesso a um curso de direção defensiva e evasiva, afinal, quanto mais bagagem e conhecimento ele adquirir, mais engajado ele estará com sua operação e, provavelmente, menos acidentes serão registrados em sua transportadora, compreendendo e respeitando as leis de trânsito, sendo um condutor ainda melhor.