Transporte em Área de Risco? É possível evitar o Roubo de Cargas!
O atual e talvez, maior desafio do transportador, é evitar o roubo de cargas ou, minimizar os impactos – seja na recuperação da mercadoria, do veículo e o primordial, garantir a integridade física do motorista.
Pesquisa realizada pela Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro aponta que o roubo de cargas praticamente dobrou nos últimos seis anos no Brasil. Somente no Estado de São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública divulgou o aumento de 17%, no comparativo entre 2015 e 2016. “As cargas mais visadas sempre foram eletrônicos, cigarro e carne bovina, porém, de 2016 para cá, todos os tipos de cargas são alvos dos criminosos”, destaca o especialista em Monitoramento de Risco da AngelLira, Eduardo Domingues.
É possível transportar de forma segura?
Gerenciar a frota envolve a compreensão detalhada de cada operação: análise da rota, as possibilidades de pernoite, a necessidade de escolta em todo percurso ou parte dele, para garantir que a entrega seja realizada com sucesso: no local e horário combinado com o cliente.
A primeira decisão importante é monitorar a frota, 24h por dia. Esse monitoramento permite acompanhar, em tempo real, diversas eventualidades:
-
o
- Perda de Sinal,
- Desvio de Rota,
- Sensor de Desengate,
- Violação de painel,
- Controle de abertura da porta de baú/cabines,
- Alerta de Jammer,
- Paradas não programadas,
- Entrada em área de risco, entre outros.
o
o
o
o
o
o
o
O segundo fator de extrema importância é trabalhar com uma gerenciadora referência e profissionais extremamente capacitados para esta função, que exige atenção e conhecimento. “Em escala de importância, outra ação fundamental é integrar o motorista à operação, com atenção ao pleno funcionamento de sensores, rastreadores e demais equipamentos instalados no caminhão, compreendendo as regras do plano de gerenciamento de risco, para evitar paradas não programadas, desvios de rota, locais de risco e, na medida do possível, informar a Central de Monitoramento quando a eventualidade for registrada, para que a ação da equipe seja imediata”, ressalta Eduardo Domingues.
A realidade exige alerta máximo, profissionais qualificados e inteligência para superar as habilidades dos criminosos, que desenvolvem a cada dia novas formas de abordagens aos motoristas e locais diferenciados para burlar as operações policiais. “Com sistema de alta performance e equipes especializadas em monitoramento, a eficiência no transporte aumenta, reduzindo significativamente a possibilidade de furto / roubo da carga”, complementa Eduardo Domingues.