Roubo de carga: tecnologia é aliada para evitá-lo
Em todo o Brasil, empresas do setor de transporte somaram, em 2014, R$ 2,2 bilhões com prejuízos causados pelo roubo de cargas – número que inclui caminhões não recuperados. A região Sudeste concentra o maior número de ocorrências, 85%. Dados mais recentes divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), líder da região em número de casos (48%), dão conta que houve aumento neste tipo de ocorrência no primeiro semestre de 2015 . Apesar de terem diminuído no mês de junho, de 584 casos em 2015 ante 658 em 2014, na soma dos seis primeiros meses do ano o aumento foi de 2,8% – um salto de 4.300 para 4.422 casos.
Na contramão das estatísticas, a AngelLira vem obtendo grandes resultados na recuperação de caminhões roubados por todo o Brasil. Mesmo tendo aumentado em 37% as viagens acompanhadas por seu Gerenciamento de Riscos, em que o objetivo é evitar furtos e roubos, a empresa viu o índice de ocorrências cair 18% – atingindo apenas 1,84 ocorrência a cada 10 mil viagens. Desse pequeno número de ocorrências, nossas estatísticas mostram recuperação quase total de cavalos e carretas e muito alta de cargas – superior a 80%.
Eduardo Domingues, gestor do setor de Gerenciamento de Riscos da AngelLira, líder no mercado brasileiro prestando esse serviço, explica como a tecnologia funciona em benefício do caminhoneiro e transportadora. “Traçamos um Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR) para cada viagem. Este documento objetiva estabelecer normas e deveres para as pessoas ligadas ao processo de transporte, sendo participantes a Gerenciadora de Riscos, Motorista, Transportador, Embarcador e Seguradora. No PGR, é definido o passo a passo da jornada e como o motorista deve interagir com a central de monitoramento, estabelecendo rota e pontos de parada, bem como ativação dos sensores, atuadores e demais mecanismos no decorrer da viagem”, esclarece Domingues.
A AngelLira trabalha somente com equipamentos / rastreadores indicados pelas Companhias Seguradoras de carga/veículos, sendo devidamente homologados e testados nos padrões de segurança estabelecidos. A combinação dessa facilidade com o serviço personalizado oferecido pela Central de Monitoramento da AngelLira, executado com o que há de mais recente em tecnologia para o setor, é a chave para a satisfação dos clientes quando o assunto é segurança no transporte de carga. A AngelLira é líder em Gerenciamento de Riscos no Brasil, Controle de Jornada do Motorista e Gestão de Operações Logísticas.