Como evitar o roubo de cargas nas entregas de final de amo: dicas da AngelLira
Fim de ano seguro: 5 maneiras de evitar o roubo de cargas
Entregas, atendimento ao cliente, prazos, metas. Cuidar de tudo isso em sua transportadora neste período de fim de ano não é tarefa simples. Porém, o mais preocupante, ainda, é a segurança do motorista, da carga e sua frota.
Os números de 2018 seguem alarmantes: em São Paulo, dados divulgados mensalmente pela Secretaria de Segurança Pública apontam que, de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 6.615 roubos de carga, ou seja, 735 roubos por mês, uma média assustadora de 1 roubo de carga por hora.
Em Minas Gerais, o Setcemg, que trabalha junto com as polícias Militar, Civil e PRF, aponta 788 roubos de janeiro a outubro de 2018, quase 3 roubos por dia. Entre as rodovias mais perigosas estão: BR 381, de Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES) e BR 040 de Belo Horizonte (MG) a Brasília (DF).
No Rio de Janeiro não é diferente. Horários restritos para tráfego de caminhões em trechos como a Rodovia Raphael de Almeida Magalhães, popularmente conhecida como Arco Metropolitano, são algumas das medidas para evitar o roubo de cargas.
No Brasil, as cargas mais visadas pelos ladrões nos últimos meses foram produtos alimentícios, combustível, cigarro e eletrônicos.
O roubo de cargas é um dos grandes problemas na logística, enfrentado por transportadores e embarcadores. A grande demanda de produtos para transporte exigida em épocas sazonais, a exemplo do Natal e Ano Novo, torna o roubo de cargas recorrente.
Separamos 5 importantes situações, em que seus motoristas, agregados ou terceiros, possam dar mais atenção na viagem para chegar ao destino com mais tranquilidade e segurança:
1. Parada somente em locais seguros
Se você é transportador, oriente seus motoristas a fazerem paradas somente em locais recomendados pela sua Gerenciadora de Risco. Neste período de fim de ano, sua frota é um chamariz para criminosos, que podem seguir os veículos esperando que façam a pausa em pontos não recomendados – escuros, abertos e sem segurança;
2. Estrada somente durante o dia
Instrua sua equipe para evitar rodagem no período noturno, horário com maior incidência de ações do crime organizado. Além disso, rodar durante o dia é mais seguro para o motorista, evitando acidentes e imprevistos;
3. Cheque seus aparelhos frequentemente
Faça regularmente a manutenção dos rastreadores dos seus veículos, para garantir o pleno funcionamento frente a qualquer anomalia – a calibragem correta destes aparelhos é essencial;
4. Invista em capacitações
Para conformidade securitária, capacite seus condutores para o correto uso do equipamento rastreador, principalmente para o envio das macros obrigatórias (início de viagem, paradas – refeições, banho – reinício de viagem, abastecimento, chegada no cliente e fim de viagem). Se o seu motorista não souber usar o equipamento, podem ocorrer eventualidades no trajeto que atrapalham o andamento da viagem;
5. Trabalhe com planejamento em suas rotas
Garanta o agendamento de suas viagens para evitar quaisquer contratempos com a segurança necessária no transporte – trabalhe com rotas e paradas definidas.
Quer segurança? Vá de AngelLira
Além destas dicas, apostar em logística, com profissionais especializados e tecnologia de ponta em software para segurança e gestão de frotas é essencial. Conheça a AngelLira e nossas soluções logísticas para sua empresa.