Alerta para aumento de acidentes com caminhões de cargas

Os caminhoneiros são responsáveis por transportar 60% das cargas que circulam pelo Brasil. Isso significa que uma parte importante do PIB que movimenta os setores da economia, estão diretamente ligados a este segmento. Entretanto nos últimos anos, o aumento de acidentes tem alertado embarcadores, transportadores e operadores logísticos.

De acordo com o levantamento realizado pala Confederação Nacional do Transporte (CNT), a colisão é o principal tipo de acidente envolvendo caminhões, sendo esse mais frequente em 67,4% dos casos. Capotamento/tombamento responde por 15,8% dos acidentes; e 11,1% foram originados por saída de pista no período de 2007 a 2018.

Entretanto, nos últimos dois anos os tombamentos vem sendo destaque. Em análise aos nossos dados, cerca de 80% de todos os sinistros registrados estão relacionados a acidentes. Destacando tombamento que representa 90% dos casos. Por conta deste cenário, estamos potencializando a atuação em parceria com clientes para a conscientização e prevenção de acidentes.

“Hoje a tecnologia é nossa aliada para as estratégias de redução de acidentes. Controles específicos de velocidades, indicadores de visibilidade e sinais sonoros auxiliam o motorista a tomar atitudes para evitar estes sinistros. Vale ressaltar, a importância do processo logístico neste procedimento, que vai muito além de garantir o prazo de entregar, mas cuidar da vida do motorista.”, afirma Felippe Rossi, Gerentes de contas da Angellira.  

As principais causas estão relacionadas a velocidade incompatível dos caminhões em relação ao limite estabelecido nas rodovias; a fadiga dos motoristas que não descansam o período necessário para sua jornada e as condições precárias das rodovias em nosso país. Por isso, a direção defensiva e o auxílio de empresas de logística continuam sendo a melhor opção para os motoristas.

Investir em empresas que auxiliam no dia a dia da frota, e ainda desenvolvem estratégias para garantir a segurança dos motoristas, transformam a jornada em um processo mais produtivo.

 

ab637d4f8ad57a4e1bb40babe067cc1d