Ações trabalhistas: como controlar a jornada do motorista?

Ações trabalhistas, falta de conhecimento das disposições jurídicas, da Lei do Motorista 13.103 e falta de comunicação entre seu RH e sua operação. Esses são alguns de seus problemas?

Quando o assunto é ação trabalhista dos motoristas, qual é o montante de dinheiro que você já perdeu em demandas judiciais: um caminhão, dois? E mais: qual é o principal ofensor em que você vem sendo condenado?

Seu problema maior seria a quantidade de horas extras, seria o tempo de direção contínua ou quem sabe, um repouso diário não cumprido.

Hoje, no Brasil, a maioria das ações trabalhistas está centralizada em hora extra e, geralmente, isso acontece pela falta de visibilidade, pela falta de acompanhamento do dia a dia do motorista na estrada. A condenação gira numa média alta, consequência da falta de provas jurídicas que apresentem a efetividade da quantidade de horas cumpridas e do DSR – Descanso Semanal Remunerado, concedido ao condutor.

Jornada do Motorista pode ser realizada por aplicativo Copiloto AngelLira

 

Mas, de fato, o que é essa falta de visibilidade? A visibilidade nada mais é do que o conhecimento das características da sua operação e a exposição que ela produz. Essa cegueira de dados e informações acarreta num histórico de exposições para futuras ações trabalhistas. Ela gera dentro da sua empresa a existência de línguas diferentes entre operação e RH.

Ambos (RH e operação) têm o mesmo objetivo, porém, na hora de conversar e resolver os problemas, cada um tem seu ponto de vista. De um lado, a necessidade de entrega a um cliente que tem tempo e prazo determinados, enquanto do outro, a defesa dos direitos trabalhistas e a necessidade do cumprimento das regras.

Então, como resolver esses impasses? Existem nuances legais que permitam que sejam feitos manejos na operação de forma segura?

Sim! E para isso seu RH e operação precisam conversar. A linguagem deve ser a mesma e eles precisam estar unidos em prol da segurança, eficiência e respeito às leis, especialmente a Lei do Motorista.

A AngelLira pode auxiliar você e sua transportadora a resolver a falta de visibilidade operacional e esse impasse de pontos de vista entre RH e operação.

A AngelLira criou uma solução, a Jornada Assistida e com ela você vai adquirir um sistema para visibilidade de horas trabalhadas de sua equipe de motoristas e junto a isso, o suporte de uma equipe preparada, com o olhar crítico, que levantará os problemas do dia a dia para a devida conversa e ciência das exposições jurídicas. Com a jornada assistida, você torna consciente e tem visibilidade dos números, números esses que geram exposição ou não.

Com a jornada assistida, a AngelLira garante que serão analisadas e previstas todas as ações necessárias para evitar novas condenações trabalhistas.