Caminhão roubado, parado em local proibido = seguro negado
Você, transportador, faz planejamento da viagem? Olha para as rotas e locais de parada? Se o seu motorista parar em locais proibidos, aqueles listados pela sua Gerenciadora de Risco, o seu seguro não vai cobrir o prejuízo em caso de roubo de carga.
Você embarcador, você transportador, precisa que a sua gerenciadora mapeie locais com maior índice de sinistralidade, com o índice de roubos, acidentes, tombamentos. Isso é muito importante para que você consiga desenvolver o seu motorista, fazer o trabalho de prevenção.
Mais quais são os piores cenários nesse contexto: você transportador, embarcador, tem a sua gerenciadora de risco e ela não mapeou os locais de periculosidade. Se a sua GR não lhe passou onde acontecem roubos, por exemplo, e você permitiu a parada dos seus motoristas nessas localidades e acontece o sinistro, seu motorista foi rendido, a carga inteira foi sinistrada, você acha que a seguradora vai pagar e ressarcir esse prejuízo? Não, a seguradora não vai ressarcir os prejuízos dessa ocorrência.
Agora, um segundo cenário: a sua gerenciadora fez tudo certinho, mapeou os locais de roubo e mesmo assim você, para respeitar o tempo de entrega e horários logísticos, você permitiu a parada do seu motorista nessa localidade e acontece o roubo. Nesse cenário, a seguradora vai olhar para o evento e vai confirmar que você transportador, embarcador, sabiam que aquele local não era permitido a parada. A sua gerenciadora de risco colocou esse local como proibido.
Então, você acha que a seguradora vai pagar? Infelizmente, não! Você vai perder o direito de recebimento do seguro.
Na AngelLira, por exemplo, quando o cliente informa o modelo de operação que desenvolve, a AngelLira, com profissionais experientes, fazem o mapeamento dos trajetos, locais de paradas indicados, horários de pernoite e todo um planejamento para evitar o roubo da carga e do veículo. Há uma célula especialista em prevenção a sinistros, com aplicação da melhor logística e segurança para o transporte de cargas, seja de eletrônicos, combustíveis, distribuição, alimentos, etc.
Você pode acessar outros materiais com conteúdo rico para você aprimorar sua operação de gerenciamento de risco. Deixamos alguns links abaixo, caso interessar.
Veículo em viagem com perda de sinal, como agir?
https://angellira.com/veiculo-em-viagem-com-perda-de-sinal-como-agir/
Indicadores no gerenciamento de risco, quais são fundamentais? https://angellira.com/indicadores-no-gerenciamento-de-risco-quais-sao-fundamentais/