Você sabia que pode perder o pagamento do seguro do caminhão e/ou carga apenas por um sensor com problema?
Uma das histórias reais que contamos aqui na AngelLira aos nossos clientes, para descrever a importância do check list, aconteceu há dois anos, quando um transportador teve o caminhão sinistrado com a carga, porém, por apenas um problema no desengate, teve a carga negativada pela seguradora, ou seja, o seguro não foi pago.
Para que isso não ocorra, você precisa fazer o check list da frota.
Mas afinal, o que é o check list do caminhão?
O check list é o teste dos sensores antes do carregamento, para que, no decorrer da viagem, esses sensores estejam funcionando perfeitamente e, tanto transportador quanto embarcador, não corram o risco de perder esse pagamento do seguro em caso de emergência, acidente de trânsito ou roubo.
Onde fazer o check list?
Os principais sensores testados atualmente são: desengate, trava de baú, sensor do baú, sirene, bloqueio, portas da cabine, grade de janela e alguns outros que venham a estar instalados no veículo, dependendo da operação do transporte de cargas.
Como é feito o check list no veículo?
Hoje o check list é realizado via tecnologia, ou seja, por meio do rastreador instalado no caminhão. O que se observa é se o sensor está funcionando de forma correta, se o desengate está de acordo, se a trava de baú quando está fechada acusa realmente que está fechada, se o bloqueio está realmente bloqueando o veículo, não permitindo que o motorista rode vários quilômetros com ele bloqueado, se a sirene está funcionando de forma adequada.
Todos os sensores são testados no check list para que estejam em perfeito funcionamento na viagem. O check list é realizado de forma automática, via integração da tecnologia com o sistema AngelLira.
Qual a importância de fazer o check list?
Além de garantir que o seguro seja pago para você, transportador ou embarcador, o benefício do check list vai um pouquinho além. Por exemplo, a manutenção preventiva do veículo.
É possível identificar um problema antes do veículo ir para o carregamento, evitando perda de tempo com manutenção justamente na hora de carregar ou até mesmo perder um frete por conta de um sensor com problema.
Outro benefício do check list preventivo é o bom andamento da viagem para que não ocorram bloqueios desnecessários, atrapalhando a logística da coleta ou entrega, percorrendo todo o caminho conforme planejado.