Implantação de Torre de Controle na ALE Combustíveis
Projeto atende as 40 Unidades de Distribuição no Brasil
Um projeto grandioso de Torre de Controle Logístico foi desenvolvido e implantado na Distribuidora de Combustíveis ALE, que contou com o apoio da AngelLira no pilar de sistemas e tecnologia. A empresa ALE conta com sede em Natal (RN), 40 bases de distribuição espalhadas pelo Brasil e atua em 21 estados, além do Distrito Federal.
A implantação da primeira fase deste projeto teve início em novembro de 2021 e foi concluída com sucesso nesse mês de fevereiro.
O projeto da Torre de Controle teve foco, neste primeiro momento, nas operações Inbound – atividades internas de coleta e transferência de combustível – a adaptação de processos internos, integração de sistemas e a estruturação da área logística. “Entendemos a operação do cliente, implantamos nossos softwares de Planejamento de Cargas, Gestão Logística, Gestão e Compra de Pedágios, B.I., customizados para atender a operação de combustíveis e realizamos todo o processo de treinamento da equipe interna da ALE”, destaca o gerente de implantação, Kauê de Brito, da AngelLira.
Agora, a ALE pode realizar a gestão das cotas de combustíveis, fazer uma análise de custos e viabilidade. Além disso, até então, os programadores do inbound que permaneciam em cada base organizando as viagens, foram alocados na sede da ALE em Natal, através da Central de Controle Logístico (CCL), centralizando e otimizando as programações da frota, com ganhos de tempo nas decisões e maior assertividade, garantindo que os veículos direcionados para as bases já estejam com seus dados, documentos e validades técnicas aprovadas, garantindo o melhor processo de carregamento e monitoramento das viagens.
“Agora é possível obter diversas informações logísticas sobre os veículos, prazos de carregamento, deslocamento, descarga, alertas e desvios de processos, em tempo real,” destaca Felipe Cattaneo, gerente de Logística e Transportes da ALE, enfatizando estar satisfeito com os resultados, pois já é possível identificar a otimização e o aumento da produtividade das operações logísticas.
A ALE conta atualmente com frota própria e terceiros, buscando integrar toda essa cadeia em todos os processos logísticos, da coleta, transferência, monitoramento, entrega aos clientes em todo país, garantindo a eficiência em todas essas etapas e a produtividade da frota. Uma grande estrutura, com inovação, segurança e resultados, destaca Felipe.
“Nós agradecemos a confiança e com certeza essa foi a primeira etapa de um projeto que terá diversos desafios e inovações importantes, para garantir que toda a cadeia seja contemplada com a implantação do processo logístico e monitoramento, alcançando a performance desejada na operação”, ressalta Kauê de Brito, gerente AngelLira.
Foto: Banco de dados ALE Combustíveis / Internet divulgação