Evite erros ao contratar uma Gerenciadora de Risco

Qual é o nível de serviço atual da sua gerenciadora de risco? Alguns erros na contratação de uma gerenciadora podem gerar problemas com bloqueios, sirenes e motoristas que recebem mensagens o tempo todo, por isso, fique atento.

O primeiro erro é não observar logística e jornada de forma integrada, isso precisa de atenção especial na hora da contratação, ou seja, observar como está o cumprimento da lei de jornada de trabalho, se os motoristas estão fazendo horas extras, se estão recebendo o salário certinho, identificar qual é a logística de cada entrega e temperatura da carga. Busque uma gerenciadora de risco preparada para atender sua operação com pessoas e software logístico, de jornada e sistema exclusivo para o gerenciamento de risco.

Segundo ponto importante: fique atento ao contratar um sistema de segurança virtual para suas cargas, deixe um profissional (TI) responsável por isso.

O sistema de web precisa ter alta disponibilidade e link de alta capacidade. Você precisa de informações rápidas, não necessariamente web, mas precisa ter disponibilidade, agilidade e de fácil acesso.

Não utilize leilões e lembre-se que a economia, neste momento de contratação, pode sair caro lá na frente. Sua gerenciadora também precisa dispor do melhor prestador de serviço de escolta e pronta resposta – não tente economizar para evitar dor de cabeça e grandes problemas com roubo de cargas.

Terceiro ponto: software terceirizado pode ser um problema: eles têm acesso a tudo como o nome do motorista, CPF, CNPJ, dados da transportadora, posição do caminhão, etc… Lembre-se que seus dados valem ouro nos dias de hoje. Então, saiba se o software é próprio e onde está hospedado, confira todas as licenças, tenha regramento e seu jurídico precisa estar ciente disso.

Não esqueça da implantação: quanto mais presente você estiver, melhor. Negocie a implantação, é um custo que valerá a pena, evitará muita dor de cabeça e lá na frente fará grande diferença. Em um ou dois meses você já vai ter compensado o valor investido em uma operação bem feita. Saiba tudo sobre a sua gerenciadora de risco, busque o máximo de informação possível, visite a empresa, pois ela e o seguro são complementares.